Draft:António Manuel Menezes Rocha

Psicólogo

António Manuel Menezes Rocha (Queirã, 13 de Janeiro de 1943), é um psicólogo português, fundador da primeira entidade privada de investimento e publicações psicológicas em Portugal, a CEGOC-TEA.

Biografia

António Manuel Menezes Rocha, mais conhecido por António Menezes Rocha ou também António Rocha.

PRIMEIROS ANOS / EDUCAÇÃO

Nasceu na freguesia de Queirã, concelho de Vouzela em Visue a 13 de Janeiro de 1943. Oriundo de uma família humilde. O pai era serralheiro mecâncio nas minas da Bejanca e a mãe dona de casa e artesã de vários ofícios.

PERCURSO ACADÉMICO

Saiu cedo da aldeia para estudar no seminário até concluir o ensino secundário. Aos 18 anos emigrou para Espanha onde ingressou na Universidade Pontifícia de Salamanca onde conclui a Licenciatura em Ciências da Educação (Pedagogia - 1964). Emigra para Paris em 1965 onde frequenta o 2º ano da École de Psychologie de la Université de la Sorbonne (1966-1967). Foi aluno de entre outros os Professores Reé Zazzo, Pierre Olérom, Jean Stoetzel e colega de Joaqui Bairrão Runo. Em 1967 regressa a Espanha e agora em Madrid frequenta a Escuela Superior de Psicologia e Psicotecnia onde obtém o diploma de Psicologia Clínica (1969) e a seguir Diploma em Psicologia das Organizações (1971). Aqui foi aluno de entre outros os Professores Mariano Yela, José Luís Pinillos e Agustim Cordero. Entretanto é criada a Faculdade de Psicologia e conclui a licenciatura nesta mesma Facultad De La Universidad Complutense de Madrid em 1977. Obtém a Certidão em Psicologia Psicanalítica de Grupos em Peña Retama - Medrid (1978) e mais tarde, em 1988, a Certidão em Análise Bioenergética (Apav - IIBA) o Modelo de Psicologia Dinâmica Integrada nas várias Escolas das Psicologias Analíticas.

PERCURSO PROFISSIONAL

Incialmente, como trabalhador estudante, foi Professor de Francês no Liceu Español de Parias (1966-1967); e depois já em Madrid foi Professor no Colégio del Pilar (1968-1969).

Psicólogo na Clínica de Rehabilitacion Ayala do Dr Bosch Marin (1968-1970)

Em 1971 é contratado como consultor pela Empresa Internacional Tea-Cegos. Realiza trabalhos variados nas áreas de recursos humanos, de Investigação de Marketing e de Adaptação e Validação de Testes Psicológicos.

Em 1978 regressa a Portugal para trabalhar em Lisboa na filial do grupo Tea-Cegos como Diretor. A vasta experiência adquirida em Madrid permitiu-lhe desenvolver uma variada oferta de serviços, nomeadamente na Consultoria de Recursos Humanos, Investigação de Marketing e pela primeira vez em Portugal, cria uma Unidade de Investigação e Edição de Testes Psicológicos em 1980.

A Cegoc - Investigação e Publicação pode assim disponibilizar pela primeira vez em Portugal um catálogo de Instrumentos de Avaliação Psicológica adaptados e validados para a população portuguesa. Estes instrumentos são indispensáveis ao lavor diário de inúmeros profissionais tanto da área clínica e da saúde como das áreas escolar, de trabalhos social e das organizações.

A Cegoc - Investigação e Publicação foi vendida à editora alemã Hogrefe, em 2017, que prossegue com a equipa criada por António Menezes Rocha a prestar um serviço extraordinário aos psicólogos portugueses.

Finalmente faz parte das suas actividades profissionais desde 1960 a psicoterapia que desenvolve em clínica privada.

Publicações

  • O Conceito de Homem em Erich Fromm
  • Análise Psicológica (1986), 2 (IV) 253-262
  • Escala de Madurez Mental de Columbia - Valor Diagnóstico en Muestras de Niños con Deficiencia Mental - Universidade Complutense de Madrid, 1977
  • Grounding e Contacto - Os 2 Polos do Processo Terapêutico - Apresentada na 13ª conferência do IBA nos EUA. Em 1996 e nas IV Jornadas Ibéricas de Sevilla - 2011 - Blog APAB
  • Ser Psicoterapeuta - Comunicação apresentada nas V Jornadas Ibéricas de Análise Bioenergética em Valência, Fevereiro 2013 - Blog APAB
  • A Dinâmica Genital e Edípica no Desenvolvimento Sexual - Módulo do Programa de Formação em Análise Bioenergética - Blog APAB